domingo, 7 de outubro de 2012

CURIOSIDADE (23)


Recordar a quem esqueceu e de alguma forma matar a curiosidade a quem ouviu falar e não sabe o que é ou, o porquê do nome.

Quando foi criada a linha do Equador?
A Linha do Equador foi criada na Antiguidade (não há informação sobre quem foi seu “pai”),  numa época em que o homem nem sequer sabia que a Terra era redonda. O traçado, hoje desenhado em mapas sobre a superfície terrestre, era visto originalmente apenas no céu. Chamado então de Equador Celeste, era tido como uma linha, que, quando o sol passava sobre ela, os dias ficavam com a mesma duração  das noites. Daí o nome “equador”, que vem do latim igualador, porque a linha “igualava” dias e noites, deixando-os com exactas 12 horas de duração, em qualquer parte do planeta.
O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o hemisfério norte, ou setentrional, que contém o pólo norte, e o hemisfério sul, ou meridional, que contém o Polo Sul. O raio do equador é cerca de 6 378 km, a que corresponde um perímetro de 40 075 km

Curiosidade tirada do meu livrinho, que vou lendo a espaços.  Lendo, aprendendo ou recordando o que me foi ensinado há muitos anos.
Bom Domingo.

2 comentários:

  1. Tu lembras-te de cada coisa......

    É mais quentinho por aí não é?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Zeparafuso

    Tu e o teu livrinho fazem um par perfeito!...

    Desconhecia em que época tinha sido criada a linha do Equador. Sempre a aprender.

    Beijinhos

    ResponderEliminar