sexta-feira, 22 de abril de 2011

AI...AI....JESUS

Depois da postagem sobre o jogo com o PSV, não quis fazer nenhuma sobre o BENFICA-FCP, para a taça de Portugal. Hoje, mais a frio, posso desabafar.Tenho que reconhecer que o FCP foi melhor este ano. Cada vez mais a opinião que tenho de Jesus ( o treinador do meu BENFICA, não o outro ) é a de que não serve para o BENFICA. Por menos que o treinador JJ ( é melhor passar a chamar assim para não se confundir com o outro que não tem culpa nenhuma dos erros deste ), tem feito ao longo desta época, pelas opções  que tem tomado, foi Fernando Santos despedido.  Fernando Santos que tinha agarrado numa equipa que estava em pedaços. Não é de treinador que se preze, em cinco jogos, perder quatro contra a mesma equipa. Não aprendeu nada durante os quatro jogos anteriores? Se não aprendeu ......isso tem um nome.  Decididamente depois do mau inicio de época, estes resultados só vêm confirmar que JJ não tem estofo para o BENFICA. Uma equipa que tinha tudo para ganhar, pelo menos disputar a final, a Taça de Portugal, vê-se afastada, eliminada no seu próprio Estádio onde dias antes tinha perdido um jogo, deixando que o adversário se sagrasse campeão,  com esta mesma equipa. Um BENFICA, que JJ dizia que não ganhava o campeonato mas tinha a Taça de Portugal e a UEFA para ganhar. Sem querer fazer futurologia, com este JJ,  o BENFICA arrisca a não ganhar nada. Com a vaidade que lhe vai sendo habitual, lembrem-se das declarações de JJ  na época passada sobre o Braga de Domingos, vamos ver se consegue passar o Braga a caminho da final da UEFA.  Pela boca morre o peixe, diz o ditado, pena é que tenha aplicação no período em que JJ é treinador do BENFICA. PC e André Vilas Boas dizem bem de JJ, tentam desculpá-lo, não dá para desconfiar? Elogiado pelos adversários.....hum! hum!. Sempre que os elogios vêm daquele lado.... não auguro nada de bom. Tenho esperança que JJ tenha uma réstia de vergonha e elimine o Braga e ganhe a final que.....poderá ser contra o FCP. Vamos ver o que vai dar a final de amanhã contra o Paços. Espero que não seja mais uma vergonha. Enfim, já desabafei!!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CURIOSIDADE....MAIS UMA

Vai fazer um piquenique? Agora com a aproximação do Verão até calha bem! Miúdos e graúdos num pinhal ou parque com um lanche todo apetecível, põe-se a mesa......pois é! Formigas!!!! Resolve-se a situação. Uma caixa de plástico cheia de água, debaixo de cada pé da mesa e....nada de formigas!!!!
Para o piquenique levamos as facas, que já não usamos desde o último  que fizemos e têm a lâmina um pouco ferrugenta. Que aborrecimento, agora já não há tempo para comprar novas, mas....o meu livrinho arranjou solução para esta situação. Sem uso de palha-d’aço ou produtos  químicos fortes para limpar a ferrugem, eis que o livrinho me ensinou a limpar a ferrugem por um método barato e natural.  Cortando uma cebola ao meio e enterrando a faca quatro ou cinco vezes....as únicas lágrimas que se vertem serão de alegria por ter a lâmina da faca tão limpa.

Sabe como evitar as lágrimas quando está a cortar uma cebola?  As sugestões variam: desde usar óculos de protecção (Ah!Ah!Ah!Ah!) até esfregar as mãos com vinagre antes de começar a cortar. No entanto parece que a que reúne maior consenso é colocando as cebolas no congelador durante 30 minutos antes de as começar a descascar.  Deve-se começar a cortar a parte de cima das cebolas e descascar as camadas exteriores; o importante é deixar a extremidade da raiz intacta, uma vez que é ali que se concentram os componentes sulfurosos que provocam as lágrimas. Ah!Ah!Ah! Não resisto a partilhar estas coisas convosco, divertem e não fazem mal.

domingo, 17 de abril de 2011

VETTEL, VETTEL, vettel

3 GP, 3 partidas na frente do pelotão, 2 vitórias e um segundo lugar. Excelente inicio de campeonato para Vettel, o mais jovem campeão do mundo de F1. Vettel admite erro de estratergia nas paragens. Mesmo assim está a defender o título com unhas e dentes. Será este erro um acidente de percurso? Nota-se melhoria da McLaren, aguardemos pelas corridas que se seguem. Para já Vettel está a fazer um excelente trabalho e bastante motivado, veremos onde pode chegar este jovem!!! Hamilton foi o grande vencedor de hoje, na China, mostrando que há que contar com ele no futuro. Prespectivam-se grandes lutas nas próximas provas. Vettel, Hamilton, ou estará alguma surpresa preparada? Teremos um bi-campeão ou um novo campeão? Ainda é cedo para previsões e a F1 muda a cada dia. Aguardemos.

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

AI....AI...BENFICA OU BATE, BATE CORAÇÃO!!!

Todos nós Benfiquistas devemos ter um coração......do tamanho do mundo. Então uma equipa que ganha 4-1 em casa, que se dá ao luxo de levar para o jogo da 2ª mão uma vantagem de três golos, chega ao final da 1ª parte com o coração na mão ( o que vale é que o médico do Benfica, Dr. Leitão, é cardiologista ). Uma primeira parte onde o Benfica foi dominador mas não foi eficaz. A eficácia, essa, foi toda para o PSV. Por momentos vi a final de 88. Durante toda essa final o Benfica foi mais equipa, jogou melhor futebol, o PSV conseguiu o prolongamento, conseguiu levar o jogo para os penaltis e converteu mais. Veloso que tinha, na minha opinião, sido o melhor jogador em campo falhou quando era necessário não falhar. Hoje vi um Benfica a fazer uma primeira parte melhor que o PSV, criando oportunidades de golo e....o PSV a marcar, antes da meia hora de jogo já o PSV ganhava por 2-0. No ultimo segundo da primeira parte o Benfica consegue marcar. Começam os corações a ficar aliviados. Mas foi difícil, julgo que o Benfica jogou com confiança a mais. Ia-lhe saindo o tiro pela culatra.Com o segundo golo do Benfica, todos descansamos. O Benfica estava na meia final, curiosamente com uma equipa que é Sporting de nome e veste de vermelho. Parabéns às equipas portuguesas, às três, mas sobretudo ao Braga. Inédito uma meia final entre duas equipas portuguesas e de difícil repetição, sendo que uma delas estará na final. E porque não  duas? Duas equipas portuguesas numa final Europeia!!!! Que seja uma alegria, no meio de tanta tristeza. Pensemos por momentos em desporto, deixando a politica mais as suas picardias de parte. Deixemos de pensar nas mentiras que ainda se vão dizendo e pensemos no futebol para aliviar o espírito. Hoje em Braga vai haver festa até às tantas. Viva o futebol!!!!

CURIOSIDADE....MAIS UMA

Com o Verão a chegar, vá-se prevenindo para as férias. Para quem está a pensar fazer umas férias  em  zonas quentes, aqui vai mais um conselho do meu livrinho:
Para alivio rápido do calor provocado pelas queimaduras solares, embeba pedaços de gaze ou algodão numa mistura de 1 copo de água com 4 colheres de sopa de bicabornato de sódio e aplique sobre a área afectada. 
Mas também....Para as queimaduras mais graves nas pernas ou no tronco, ou para aliviar a comichão provocada pela varicela, tome um banho quente ao qual deve adicionar  ½  embalagem de bicabornato de sódio enquanto a banheira enche.
Ou ainda.....Para aliviar o ardor do barbear , embeba um algodão numa solução de 1 colher de sopa de bicabornato de sódio para 1 copo de água e aplique no rosto.
Se tiver o bicarbonato de sódio há já algum tempo guardado na sua dispensa e não sabe se o prazo de validade já foi ou não ultrapassado, poderá certificar-se facilmente , misturando algumas gotas de vinagre ou sumo de limão com 1 colher de café de bicarbonato de sódio, se não fizer efervescência, o bicarbonato já não está no activo e convém deitá-lo fora. Uma  embalagem deste produto  tem uma durabilidade média de 18 meses, aberta não ultrapassa os 6 meses.  O bicarbonato de sódio tem  tantas utilidades, serve para tantas coisas, que nem imaginamos. Devíamos ter sempre por perto um saco de bicarbonato, evitávamos alguns dissabores.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CURIOSIDADE...PARA UM VERÃO SEM "STRESS"

Agora que se aproxima o Verão, vão fazer-se viagens de férias, para quem as tem, mais ou menos longas. Normalmente nas viagens mais longas o capô do carro fica com mosquitos colados que são difíceis de tirar. Tiram-se com lavagens mais ou menos bem esfregadas e por algumas vezes notamos também que a tinta do carro começa a soltar-se no sítio onde foi esfregada. Para que isso não aconteça..... é simples e barato.
Para resolver este problema, antes de partir de viagem, pulverize a grelha e o capô com óleo lubrificante em spray, para evitar que os insectos fiquem colados ao carro. Os poucos que ficarem agarrados serão fáceis de limpar, e assim não danificará a pintura.
Mas há mais. Para o alívio rápido de picadas de abelha ou vespa, pulverize óleo lubrificante directamente sobre a picada. Vai ver que a dor desaparece de um momento para o outro. Quem diria, heim?
Ou ainda.....Quem não encontrou tinta de outro carro, quando regressa ao estacionamento depois de uma ida ao supermercado? Quem não descobriu que um outro carro se encostou demasiado ao seu?  Felizmente não amolgou a chapa, mas deixou tinta como recordação. Pois é! O nosso carrinho todo bonitinho com um risco de tinta. Não desespere nem se irrite, para remover a tinta, pulverize a área afectada com óleo lubrificante em spray, espere uns segundos e passe um pano limpo.  Resultado? O risco foi-se.
Quem não tem um pouco de óleo lubrificante na garagem?  Experimentem e vejam os bons resultados. Dicas para um Verão sem muito “ stress “.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

UEFA, UEFA.....ROBERTO ÁPARTE

Decididamente o Roberto não é guarda-redes para o Benfica. Consta que oferecem 23 milhões de euros pelo Nico Gaitan....o Benfica pode aceitar a oferta e oferecer o Roberto de bonús. Chegará este Benfica para as competições uefeiras? Sem Roberto, talvez! Poderemos chegar às meias finais e até à final, teremos que contar com o FCP e o Braga. Estou convencido que o Braga passa esta eliminatória o que era muito bom, não só para o Braga, como também para o futebol português. Mesmo não passando a eliminatória, já é uma vitória ter chegado aqui, parabéns às equipas portuguesas, em especial à do Braga, porque as outras estão habituadas a estas andanças. Nem me passa pela cabeça que Benfica e Porto não estejam nas meias finais!!! Pode ser até que se encontrem. Não sei se é bom ou mau. Era seguramente a primeira vez que duas equipas portuguesas se encontravam numa meia final. Poderá ser até uma final europeia inédita, uma final entre clubes portugueses. Era bonito. Vamos esperar para ver. O Benfica hoje ganhou, espero que continue a ganhar incluindo a final. Vamos em frente. Força Benfica!!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SOCORRO........

Tirem-me deste filme!!!!!  Julguei que já tinha ouvido  todas as mentiras possíveis, acerca da não governação do meu País, alegando até que o governam.  Ouvi um primeiro ministro ( minúsculas propositadas ) dizer que FMI ou ajuda externa que não pedia. Que acontece? Aí vem a ajuda externa que já se adivinhava  que o ex-primeiro ministro dizia que não era necessária. Nem na saída do (des)governo o ex-primeiro ministro é capaz de não mentir!!! Por um lado dizia que não tinha poderes para pedir ajuda externa, por outro já pode pedir ajuda. Desorientado? Não é de agora, já vem de trás  ( como a publicidade ao vinho do Porto ). Quando há pessoas assim, que de bom aos seus compatriotas nada trazem, não merecem pensar, sequer, que poderão vir a ser governo. Devia haver uma forma de se condenar, nem que fosse durante um ano, uma pessoa destas a viver com o vencimento mínimo nacional. Podia ser que no final da condenação desse valor a quem vive com um vencimento tão baixo, podia ser até que não conseguisse viver com um salário tão baixo, podia ser até que se fosse embora do Meu País para sempre, que não voltasse nunca mais. Gente assim , não é bem vinda. Vou parar por aqui, antes que saiam coisas que não devo dizer, mas que me tocam de perto, vivo com pouco mais que o vencimento mínimo. E que reforma terei quando chegar a altura? Já falta pouco, ou serei daqueles que terão que trabalhar até........

domingo, 3 de abril de 2011

BENFICA - PORTO

O F.C.Porto ganhou merecidamente o campeonato e o jogo de hoje. Não fiquei admirado do Porto se sagrar campeão, pena ter sido na Catedral, era previsível desde o inicio de época. Não foi no jogo de hoje que o Benfica perdeu o campeonato, foram os primeiros jogos da época que o ditaram.  No jogo de hoje a pior equipa foi a de arbitragem, é incrível como se põe a arbitrar um jogo destes, um árbitro como o de hoje. Foi mau demais, para ambos os lados, mas talvez o Benfica saísse mais prejudicado com a arbitragem. Como se chama mesmo o senhor? A ajuizar assim, não deve ir longe. Parabéns ao F.C. Porto. Espero que na próxima época o campeão seja o Benfica. Espero também que na próxima época não haja árbitros como o de hoje, que não conseguiu  segurar o jogo, mostrou cartões quando não devia, deixando de mostrar outros na altura certa.

sábado, 2 de abril de 2011

PROVA DE VIDA

Para se entregar prova de vida num centro de saúde tem que se levantar às 5 da manhã. Arranjar senha, só distribuem 40, acabando estas 40, não há atendimento para mais ninguém o que equivale a dizer que todas as pessoas que lá estiverem, para além das quarenta, não conseguem entregar a prova de vida. Também... e se os mortos se levantam?  Penso que é para garantir que não há medicamentos para mortos, que os centros de saúde pedem  para se entregar uma prova de vida.  Isto vem provar que o estado não tem controlo nas pessoas que existem neste País e estão reformadas. Pelos vistos, nem com simplex nem sem simplex, nem com a informática toda o estado sabe controlar, está quase como eu, analfabeto em informática.    O estado só o sabe fazer  desde que seja para sacar uns euritos aos contribuintes. Em qualquer cidade com mais de 10.000 habitantes o normal será haver 1.200 reformados. Com a entrega de 40 senhas, quantas pessoas reformadas podem provar que estão vivas?  O prazo de entrega da prova de vida foi alargado até 30 de Abril, mesmo assim, quantas pessoas conseguem entregar a prova de vida? Algum dos nossos governantes passou por isso? Ainda não há muito tempo, vinha na comunicação social que um irmão, creio, do ex-PM, futuro candidato, tinha sido tratado numa clínica fora do País. ( belo exemplo dado pelo ex e futuro candidato). Que a nossa saúde anda mal, não é novidade para ninguém, mas que o estado para além de todos os erros  cometidos ao longo desta...como direi...desgovernação, queira ainda tirar a vida aos nossos idosos, sobretudo a esses, não fica nada bem. Mas fale-se lá do BPN!!!! Banco que tem comido todos os míseros euros que nos restavam. Além de sustentarmos este banco, temos que pagar mais impostos e estamos em vias de privatização da CGD. Mas que raio de governantes fomos arranjar e estamos próximo de arranjar outros que, certamente, não serão melhores. Vivia-se mal, antes do 25 de Abril de um ano tão distante ( do séc. passado ) como 1974, e agora? Vive-se bem? Não costumo fazer muitas postagens politiqueiras.....mas estou revoltado.  Não gosto que os nossos idosos sejam tratados como “ Klinex”. Esta gente que os trata assim, deve ter esquecido que mais dia menos dia, mais ano menos ano, também farão parte dos mais velhos deste País e não gostarão de ser tratados como os de agora são tratados.  Merecem melhor. Merecem ser tratados com mais carinho. Sou e serei sempre defensor dos mais velhos, não são só as crianças que têm direitos. Todos fomos crianças e poderemos chegar a ter uma idade mais avançada.  Por aqui me fico, não vá dizer alguma coisa que não caia bem....

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CURIOSIDADE

Até pareço uma fada do lar. As coisas que o meu livrinho vai arranjando. Se por acaso tivesse agora vinte anos, com o que vou aprendendo no livrinho, seria o que se chamava, há um bom par de anos, um bom partido, um mãos de ouro para a casa. Senão...vejam só : Picar alho ou arranjar peixe normalmente deixa “ odores “ nada interessantes nas mãos, muito depois de terminada a tarefa. Em vez de andar sempre a lavá-las com sabonete, livre-se desses odores indesejáveis, molhando as mãos e esfregando-as energicamente com duas colheres de chá de bicabornato de sódio.  Garantido o resultado.
O bicarbonato de sódio também serve para limpar a tábua de cozinha de madeira ou plástico, esfregando-a regularmente com uma pasta feita com uma colher de sopa de bicabornato de sódio, uma colher de sopa de sal, e uma colher de sopa de água. Em seguida, lave-a bem com água quente.
Do meu trabalho  de cozinha, roubando a “ receita “ ao meu livrinho, tenho ficado com os louros todos não dando hipótese, cá em casa, de serem melhores que eu.  Assim se quiserem a louça desengordurada,  que fique num brinquinho, experimentem adicionar duas colheres de sopa de bicabornato de sódio à quantidade habitual de detergente líquido que usam para lavar a louça e verão que o resultado é espectacular. Claro, que quando me calha lavar a louça não deixo ver qual o produto que uso, ( fica à mostra o detergente, em sítio bem visível, para que toda a gente olhe e o veja ), um pequeno segredo que não prejudica ninguém e que me deixa satisfeito, pois sou considerado o melhor lavador de pratos.....cá de casa. Até a minha vizinha que usando o mesmo detergente me veio dizer que a louça dela não fica como a minha, que se farta de esfregar e  não consegue o mesmo brilho, eu tenho rido e digo-lhe que se calhar é falta de jeito.
Mesmo sendo hoje 1 de Abril, nada do que vos conto atrás é mentira. Experimentem, vejam os bons resultados. Quanto ao lavar de louça, não me calha muitas vezes, se calhar por sair mais brilhante, mais bem lavada. Um dia destes digo-lhes como é que lavo a loiça para não ficarem tão tristes, que já me disseram que estão a pensar proibir-me de lavar a loiça. Mas até lá......